quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Cultura


A miscigenação ocorrida em Minas Gerais entre povos indígenas, africanos e o colonizador português deixou marcas características na cultura mineira, influenciando as artes, a culinária e o folclore.
O barroco e o rococó

Também no século XVIII, o pintor Manuel da Costa Ataíde destacou-se pela ornamentação em estilorococó de forros das igrejas da região do ouro. Sua obra mais importante é a pintura em perspectivaGlorificação da Virgem, na igreja São Francisco de Assis em Ouro Preto.E também as artes são demais.O arquiteto e escultor Antônio Francisco Lisboa, conhecido por Aleijadinho, é o nome mais importante do barroco mineiro, tanto por esculturas avulsas quanto por realizações de maior vulto, como os profetas em pedra sabão e os passos da Paixão em Congonhas e a concepção arquitetônica de igrejas como a de São Francisco de Assis em Ouro Preto. Suas obras estão presentes em diversas cidades da região do ouro.

Também no século XVIII, o pintor Manuel da Costa Ataíde destacou-se pela ornamentação em estilorococó de forros das igrejas da região do ouro. Sua obra mais importante é a pintura em perspectiva Glorificação da Virgem, na igreja São Francisco de Assis em Ouro Preto.E também as artes são demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário